Enquanto um espaço eminentemente hegemônico, em que os homens brancos cisgênero representaram ao longo do tempo e ainda representam a maioria nas posições de maior prestígio — desde as lideranças de grandes escritórios às premiações internacionais, como o Prêmio Pritzker —, a prática arquitetônica tradicionalmente tem invisibilizado a trajetória e experiência profissional de muitas arquitetas.
A disparidade de gênero, irrestrita ao campo da arquitetura, se reflete principalmente na ocupação de cargos de liderança, na distribuição salarial, na visibilidade e nos reconhecimentos alcançados. Apesar do cenário ainda muito díspar no campo profissional da arquitetura em muitos países, espera-se que a profusão dos debates, pesquisas e iniciativas que buscam dar maior visibilidade ao trabalho das mulheres arquitetas possa lançar novas perspectivas para um futuro em favor da igualdade de gênero.
Tendo isso em vista, como forma de responder à inquietante e incessante pergunta “onde estão as mulheres arquitetas?” lançando o olhar à sua produção arquitetônica, apresentamos trinta projetos de casas projetadas por arquitetas e escritórios liderados por mulheres ao redor do mundo.